Dia do telefone

Dia do telefone

Dia do Telefone.

No dia 10 de março de 1876, foi realizada a primeira transmissão elétrica de voz bem sucedida. Graças ao cientista e empresário escocês Alexander Graham Bell. O nome atribuído ao aparelho foi telefone.
Outras tentativas de realizar uma transmissão de voz já haviam sido realizadas mas nunca foram bem sucedidas, o alemão Johann Philipp Reis o pioneiro a tentar realizar o que chamamos hoje de uma telecomunicação, as pesquisas de Reis não tiveram êxito técnico tão avançado como as de Bell. Havia outro concorrente que estava determinado a conquistar a transissão de voz, o engenheiro eletricista Elisha Gray.
Bell, quando soube que Gray desenvolvia pesquisas que caminhavam para o mesmo objetivo das suas (criação de um aparelho de telefone eficiente), entrou em uma verdadeira corrida contra o tempo para patentear o seu invento, o que ocorreu em 14 de fevereiro de 1876.
O Brasil fez parte dessa história quando D. Pedro II, participou em 1876 da Exposição Centenária, que comemorava os 100 anos da independência dos EUA. Na exposição D. Pedro II conversou com  Alexander Graham Bell e pode participar diretamente da demonstração do aparelho em público.
Hoje em dia, com a chegada dos smartphones usamos o aparelho não só para fazer ligações mas para diversas coisas que são essencias.

Comemore o Dia do Telefone com um brinde:
Lancheira de mão

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.