Descobrimento do Brasil

Descobrimento do Brasil

Descobrimento do Brasil.

A “Descoberta” do Brasil deve, antes de tudo, ser considerada no contexto das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos, promovidos nos séculos XV e XVI, por castelhanos e portugueses.
Nesta época, Portugal e o Reino de Castela (que formaria a futura Espanha) se lançaram ao mar em busca de novas terras e, principalmente, metais preciosos. Com isso, sabemos que anos antes dos portugueses, navegadores a serviço da coroa de Castela já teriam avistado terras no sul da América.
A história oficial consagrou o nome de Pedro Álvares Cabral como o primeiro a encontrar as novas terras.
Essas expedições marítimas eram realizadas com o maior segredo, pois Portugal e Castela concorriam entre si para descobrir terras além da Europa.
O dia da chegada dos portugueses ao Brasil – que aconteceu em 22 de abril de 1500 – é comemorado como o Dia do Descobrimento do Brasil, 22 de abril, e recorda essa data histórica.
Sem relatos de qualquer tipo de dificuldade ou imprevisto, a esquadra de Cabral cruza aproximadamente 3.600 quilômetros em um mês, até encontrarem os primeiros sinais de terra.
Chegando ao litoral sul do atual estado da Bahia, as caravelas da esquadra portuguesa avistaram um monte, o qual foi batizado de Monte Pascoal. Nessa data, 22 de abril, uma pequena incursão da frota aportaria no litoral, local que ficou conhecido como Porto Seguro.
Dois dias após a chegada, os portugueses travaram conhecimento com os indígenas que habitavam a região. Cabral, então, embarcou alguns indígenas em sua caravela.
O litoral baiano era ocupado pelos índios Tupinambás e Tupiniquins, enquanto no interior viviam os Aimorés.
O estranhamento também vinha dos portugueses, os quais não compreendiam o fato dos índios andarem nus. Igualmente, como não encontraram estátuas representando deuses, concluíram que os indígenas não tinham religião.
Mais adiante, no dia 26 de abril, foi celebrada a primeira missa em solo brasileiro, realizada por Frei Henrique de Coimbra.
Após rezar a missa e renovar os suprimentos da esquadra, Pedro Álvares Cabral rumou para as Índias. Como acreditavam que a terra descoberta não passava de uma ilha, nomeou-a Ilha de Vera Cruz, posteriormente seria substituído por Terra de Santa Cruz, pois os navegantes perceberam se tratar de um continente.
Por fim, decidiram chamá-la de Brasil em 1511, devido a grande quantidade de árvores de pau-brasil na região. Mesmo assim, alguns autores europeus referiam-se às novas terras como “terra dos papagaios”, pela grande quantidade desses pássaros encontrados na região.

Conheça nossos brindes:
Capa de mala
Kit necessaire

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.