Dia Internacional em Memória do Desastre de Chernobyl

Dia Internacional em Memória do Desastre de Chernobyl

Dia Internacional em Memória do Desastre de Chernobyl.

O que foi o Desastre e Chernobyl?

A explosão na usina nuclear de Chernobyl, em 1986, espalhou uma densa nuvem atômica sobre vastas partes da então União Soviética.

Cerca de 8,4 milhões de pessoas foram expostas à radiação na Ucrânia, na Belarus e na Rússia.

O acidente de Chernobyl aconteceu às 1h23min47s, portanto, na madrugada do dia 26 de abril de 1986. Esse acidente aconteceu no reator 4 da usina de Chernobyl e foi resultado de falha humana, uma vez que os operadores do reator descumpriram diversos itens dos protocolos de segurança. Além disso, foi apontado posteriormente que os reatores RBMK (usados em Chernobyl e em outras usinas soviéticas) tinham um grave erro no seu projeto, o qual permitiu que o acidente acontecesse.

Tudo ocorreu durante um teste de segurança que estava em curso e resultou na explosão do reator 4. Com a explosão, dois trabalhadores da usina foram mortos e, na sequência, um incêndio no reator 4 iniciou-se e estendeu-se durante dias. A explosão deixou o reator nuclear exposto, e o incêndio foi responsável por jogar na atmosfera uma elevada quantidade de material radioativo.

O vento levou o material radioativo lançado na atmosfera, principalmente para o oeste e norte de Pripyat, e a radiação espalhou-se pelo mundo. Rapidamente, foram identificados altos níveis de radiação em locais como Polônia, Áustria, Suécia, Bielorrússia e até locais muito distantes, como Reino Unido, Estados Unidos e Canadá.

Os primeiros a alertarem a comunidade internacional de que algo havia acontecido na União Soviética foram os suecos. Os questionamentos realizados ao governo soviético levaram-no a admitir que o acidente havia acontecido no dia 28 de abril. Até então, os soviéticos trataram de esconder o que havia acontecido, temendo os impactos disso para a reputação do país.

Neste 26 de abril, as Nações Unidas marcam o Dia em Memória do Desastre Nuclear, ocorrido em 1986.

O então governo soviético reconheceu a necessidade de ajuda internacional em 1990. No mesmo ano, a Assembleia Geral adotou uma resolução sobre o tema (45/190). O documento pedia  cooperação internacional para ajudar a mitigar as consequências do acidente nuclear.

Em seguida, foi criada uma força-tarefa com agências da ONU para a formação de um fundo de apoio. Desde 1986, o grupo gerido pelo Escritório de Coordenação de Assistência Humanitária, Ocha, iá lançou mais de 230 projetos nas áreas de saúde, segurança nuclear, reabilitação, produção limpa de alimentos, meio ambiente e outros.

Uma nova estratégia com base no desenvolvimento das áreas afetadas foi apresentada pela ONU em 2002.

A decisão de instituir um Dia em Memória do Desastre de Chernobil foi adotada pela Assembleia Geral em 2016.

No documento, a Assembleia ressaltou as consequências sérias e de longo prazo e os efeitos para as comunidades e territórios afetados.

Com base na sua nova estratégia de desenvolvimento, a ONU continua atuando com autoridades e parceiros para apoiar ações de desenvolvimento nas áreas expostas à radiação  pelo desastre nuclear de Chernobil.

 

Dia Internacional em Memória do Desastre de Chernobyl.

Conheça nossos produtos e faça um orçamento:

Caneca Inox
Caneta

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.