Dia do Tecnólogo

Dia do Tecnólogo

Dia do Tecnólogo.

Nesta quinta- feira , 6/10, é comemorado o Dia do Tecnólogo. A data é dedicada a quem optou pela formação em um curso de nível superior, com duração de dois a três anos, na área de tecnologia. Em linhas gerais, esse eixo acadêmico oferece um recorte temático e tem como objetivo formar especialistas em setores específicos.

De acordo com dados da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica oferece 71 cursos superiores de tecnologia, nas modalidades de ensino presencial e a distância, no país. Apenas em 2017, foram registradas 92.929 matrículas em Institutos Federais. Entre as opções mais procuradas estão as áreas de análise e desenvolvimento de sistemas, alimentos e gestão ambiental.

Hugo Delleon dos Santos Nogueira, 27 anos, foi um dos concluintes deste segmento no campus Brasília do Instituto Federal de Brasília (IFB). Ele optou pela área de Tecnologia em Gestão Pública para obter mais possibilidades no mercado de trabalho. “Sempre digo que o IFB é uma excelente instituição, com várias opções de cursos, o que gera oportunidades”, destacou. “No primeiro momento, fiz para concorrer a uma vaga na administração pública, por meio de concurso. Tomei posse no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, o MPDFT, um dia após começar o curso, que me permitiu ter uma visão ampliada sobre as minhas responsabilidades como gestor público e prestador de serviço ao cidadão”, concluiu.

A coordenadora da Câmara de Ensino do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Sônia Regina de Souza Fernandes, destaca que a permanente relação deste segmento tecnológico com o meio produtivo e com as necessidades da sociedade são recebidas pelos Institutos Federais como perspectiva de contínua atualização, renovação e autorreestruturação dos cursos.

“Os projetos pedagógicos são fundamentados no fortalecimento dos arranjos produtivos, sociais e culturais locais, identificados com base no mapeamento das potencialidades de desenvolvimento socioeconômico. Portanto, os cursos superiores de tecnologia são pensados para os estudantes, com e a partir dos arranjos produtivos locais e sociais”, ressaltou.

O tecnólogo é um profissional de nível superior especializado em uma determinada área de atuação. Essa formação permite que ele ocupe espaços em empresas que estejam precisando de mão de obra qualificada – e são muitas!

Mas saiba que existe uma diferença entre o campo de atuação de um tecnólogo e o dos demais profissionais de nível superior.

Os tecnólogos recebem uma formação mais específica, focada em determinada área do mercado de trabalho. Por causa disso, têm um raio de atuação mais bem definido.

Outros profissionais de nível superior, como os bacharéis, têm uma formação que possibilita seguir diversos caminhos dentro da mesma carreira.

Por exemplo: um profissional formado no curso de bacharelado Administração pode atuar em Marketing, Finanças, Gestão de Pessoas, etc..

O tecnólogo formado em Gestão de Recursos Humanos, que também é da área de Administração, vai trabalhar apenas com RH – e lá pode escolher subáreas específicas, como recrutamento e seleção, benefícios, remuneração, etc.

Comemore o Dia do Tecnólogo com um brinde:
Suporte Para Notebook Retrátil

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.