Dia Mundial da Meteorologia

Dia Mundial da Meteorologia

Dia Mundial da Meteorologia.

Todos os anos é comemorado o Dia Mundial da Meteorologia, a data foi criada em 1950 para celebrar a consolidação da Organização Meteorológica Mundial (WMO).

A WMO é um orgão internacional ligado a ONU- Organização das Nações Unidas, possui sede na Genebra, Suiça. Atualmente conta com 193 membros e o Brasil é filiado desde 15 de março de 1950.

Todo ano a WMO promove um tema para ser discutido pela comunidade Meteorológica Mundial e que tenha importância na sociedade em geral. O tema escolhido para 2021 é: “O Oceano: nosso clima e nosso tempo”. O tema escolhido é de importância para todos os tipos de vida do planeta.

Visto que os Oceanos cobrem cerca de 70% da superfície do Planeta Terra e estão em interação contínua com a atmosfera terrestre, o que acontece com um o outro sente. Os Oceanos diferentemente dos mares, não estão cercados pelos continente em pelo menos três lados, podemos dizer que existem 3 Oceanos: Pacífico, Atlântico e o Índico.

Por conta da atmosfera, a telecomunicação entre atmosfera e oceano nos ajudam a entender e prever, as mudanças que o Oceano e a atmosfera estão sofrendo, o clima no futuro e os impactos das mudanças climáticas na vida do nosso planeta.

Todos os anos várias instituições ligadas a meteorologia fazem atividades para comemorar a Semana do Dia Meteorológico Mundial. Este ano por conta da pandemia, palestras e lives serão realizadas online e abertas ao público em geral.

O Climatempo irá realizar do dia 23 a 26 de março lives com o meteorologista César Soares  (12 horas- horário de Brasília) no Instagram.

A Universidade Federal de Santa Maria (RS) irá realizar uma palestra live pelo Youtube (15 horas- horário de Brasília) comandado pela professora Nathalie Tissot Boiaski.

Comemore o dia Mundial da Meteorologia com um brinde! 

Calendário
Lupa
Sacola de algodão

Compartilhar este post