Dia Nacional do Combate a Cefaléia

Dia Nacional do Combate a Cefaléia

Dia Nacional do Combate a Cefaleia.

O Dia Nacional de Combate à Cefaleia é comemorado em 19 de maio, sendo uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBCE). A data tem o intuito de chamar a atenção da população para os diferentes tipos de dores de cabeça. Estima-se que a enxaqueca afeta 15% da população mundial em algum momento da vida e outros 2% sofrem com enxaqueca crônica, uma doença incapacitante, que pode interferir na qualidade de vida do indivíduo. No Brasil, mais de 30 milhões de pessoas sofrem com essa enfermidade.

         O que é Cefaléia?

Cefaleia é o termo médico utilizado para designar aquilo que conhecemos como “dor de cabeça”.
Essa é uma condição bastante comum, capaz de atingir pacientes nas mais diferentes faixas etárias.

A cefaleia pode se apresentar somente como uma simples dor de cabeça, sem a presença de nenhum sinal adicional, ou também surgir com sintomas como náuseas, sensibilidade à luz e aos cheiros, caracterizando uma enxaqueca.

A cefaleia também pode surgir no conjunto de sintomas de outras doenças e condições médicas, servindo como um alerta de que algo não está funcionando direito no corpo e isso precisa ser verificado por um médico qualificado.

           Quais os tipos de Cefaléia?

Ao todo, existem mais de 150 tipos de dor de cabeça, que são classificados de acordo com a origem da dor. Entre os principais tipos de cefaleia, podemos destacar:

  • cefaleia tensional: também chamada de cefaleia de tensão, essa dor de cabeça surge geralmente no final do dia e é resultado de um processo de tensão ou de estresse muito grande. Sem perceber, quando estamos muito nervosos, podemos tensionar de forma excessiva os músculos do pescoço, da nuca, da testa e da musculatura ao redor do crânio, resultando em uma dor de cabeça que pode ter intensidades que vão de leve a moderada. Geralmente, esse tipo de dor de cabeça faz com que a cabeça inteira doa e não costuma impedir que a pessoa continue com suas atividades diárias.
  • cefaleia em salvas:  Essa dor de cabeça costuma atingir somente um lado da cabeça e ela vem em ondas pulsantes, ao invés de ser uma constante na vida do paciente.  Surgem e desaparecem de repente e podem envolver até mesmo os olhos, causando uma queda da pálpebra ou até mesmo um olho lacrimejante.
  • cefaleia cervicogênica: Nesse tipo de dor de cabeça, a dor se origina do pescoço, geralmente como resultado de um processo relacionado à coluna vertebral. É como se essa dor surgisse da nuca e fosse até a frente da cabeça ou atrás dos olhos. Ela pode ser agravada com certas posturas do pescoço ou se uma certa pressão for aplicada nele.
         Quais os sintomas?
Além da dor de cabeça, que é o sintoma clássico de cefaleia, quando uma pessoa passa por ela, também pode sentir:

  • sensibilidade à luz;
  • sensibilidade aos sons;
  • sensibilidade aos cheiros;
  • irritabilidade;
  • náuseas e vômitos;
  • queda da pálpebra;
  • sensação de latejamento; e
  • dor que fica mais intensa ao movimentar o corpo.

É importante ir ao médico se você sentir um destes sintomas.

Conheça nossos brindes:

Nécessaire em PVC Cristal
Caixa de som a prova d’agua

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.