Dia da Compreensão Mundial

Dia da Compreensão Mundial

Dia da Compreensão Mundial.

Anualmente no dia 17 de setembro é comemorado o Dia da Compreensão Mundial. Como diria Mahatma Gandhi, “não há caminho para a paz, a paz é o caminho”. E nessa trilha rumo a tão sonhada paz, um fator é extremamente importante: a compreensão.

Mas, o que é, de fato, a compreensão?

Segundo o dicionário Aurélio, compreender é: “Capacidade de entender o significado de algo; entendimento. Faculdade de compreender, de entender usando a intelectualidade; inteligência: ter a compreensão lenta. Condição, característica ou predisposição para aceitar e respeitar opiniões ou comportamentos alheios”.

Pois bem: para que possamos lidar com as pessoas, de maneira efetiva, precisamos nos conectar, entendendo suas necessidades, seus anseios, medos, desejos, sonhos e propósitos. Na linguagem popular, é “calçar o sapato” do outro e buscar assimila-lo de acordo com o ponto de vista dele. É o famoso “não fazer ao próximo aquilo que não gostaria que fizesse a mim”.

O assunto é tão importante, visto que na maioria das vezes, temos uma enorme dificuldade em nos conectar com o outro, porque não fomos despertados para a importância desse processo, que hoje, 17 de setembro, é o Dia da Compreensão Mundial.

E a data tem justamente o propósito de conscientizar as pessoas a características principal que a humanidade deve ter para que haja paz: a compreensão.

Então, nesses tempos de isolamento social por causa da pandemia da Covid-19, neste Dia da Compreensão Mundial, o Portal Dedução convida à reflexão de procurar saber lidar com as diferenças, respeitando e procurando entender os espaços, pensamentos e sentimentos das pessoas que convivem conosco.

A ideia é fazer com que as empresas, trabalhadores e sociedade em geral pensem e equilibrem as suas palavras e ações, agindo com paciência, tolerância e respeito ao próximo.

E, como essa conexão com o outro faz parte de um processo que precisa ser desenvolvido [e o desenvolvimento é um exercício diário], nós traçamos um check-list das ações que podemos começar a adotar desde já, para termos uma melhor compreensão, no nosso ambiente de trabalho, o local onde ficamos mais tempo nas nossas vidas. Confira:

Passo 1 – Escutar o que o outro está dizendo sem fazer críticas ou julgamentos.

Passo 2 – Dedicar tempo para que o outro sinta-se respeitado, acolhido e possa apresentar os seus pontos de vista.

Passo 3 – Desenvolver a gentileza. Inclusive, neste quesito, estudos comprovam que pessoas que praticam a gentileza aumentam o seu grau de felicidade, tudo porque “ser gentil” atua no cérebro, liberando a dopamina, neurotransmissor que proporciona bem-estar.

Passo 4 – Respeitar o silêncio: toda pessoa que está revelando uma ideia, precisa de tempo para ajustar os pensamentos em sua mente, para que possa exprimir as suas ideias. O silêncio, além de sinal de respeito, é extremamente útil quando precisamos fazer uma leitura mais aprofundada do que está acontecendo.

Passo 5 – Manter o contato visual com o interlocutor e estar 100% presente na conversa. Não há nada mais irritante para quem está tentando se comunicar do que ter que competir com computador, celular, TV e qualquer outro fator de distração. Para compreendermos, é fundamental que participemos efetivamente da conversa.

Então, neste Dia da Compreensão Mundial, apesar de esta data não ter sido instituída por nenhum órgão oficial e nem sabemos a real certeza de sua origem, é imprescindível que ampliemos o entendimento entre nós, seres humanos, sempre lidando com as diferenças, e respeitando os pensamentos e sentimentos do próximo, para assim sermos verdadeiramente “humanos”.

Bloco de anotações ecológico

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.