Dia da Criança Africana

Dia da Criança Africana

Dia da Criança Africana.

O dia da criança Africana é celebrado todos os anos a 16 Junho, que assinala-se em memória das crianças negras que foram mortas nesse dia, em 1976, no Soweto -África do sul, quando ergueram as suas vozes para recusarem que o ensino da língua affrikaans se tornasse obrigatório nos currículos escolares, reivindicavam o direito a aprender a sua língua materna (não apenas o Inglês) e melhoria da qualidade de Ensino.

A manifestação durou 14 dias e pretendia ter carácter pacífico, mas acabou em extrema violência, tendo a morte de mais de cem pessoas e ficando feridas cerca de mil crianças e jovens que estavam em pleno exercício de um direito fundamental, reconhecido pela Declaração Universal de Direitos Humanos.

A polícia disparou contra esses estudantes, matando centenas e deixando mais de mil feridos. Em 1991, em memória dessas crianças, a Organização da União Africana (OUA) instituiu 16 de junho o “Dia Internacional da Criança Africana”.

Em 1991, a OUA-Organização de Unidade Africana escolheu o dia 16 de Junho para homenagear essas vítimas e para proteger as crianças do continente africano.

No continente africano continuamos a presenciar a constante violação dos direitos Fundamentais das crianças. Apesar de todos os apelos, o certo é que na África e também outros lugares do mundo continuam a morrer de fome milhares de crianças, vítimas de pobreza extrema, em virtude de doenças provocadas pela subnutrição e pela falta de cuidados primários de Saúde entre outros.

É responsabilidade dos Estados, da Família e de toda a sociedade colaborarem entre si para proteger as crianças com vista ao seu desenvolvimento integral e harmonioso.

A data pode ser vista também como mais um momento de conscientização mundial em prol dos jovens africanos do presente e do futuro, para que histórias como esta deixem de ser comuns. Os pais, portanto, desempenham um papel essencial na criação de uma sociedade igualitária. É importante educar os filhos para que não sejam perpetuadores do racismo, de preconceitos e de descriminação.

Para que as crianças tenham uma vida digna e feliz, foi aprovada pela Organização das Nações Unidas (ONU) a “Declaração dos Direitos da Criança” e que, em 1990, se tornou lei internacional.

 

Comemore o Dia da Criança Africana e Conheça nossos brindes:

Nécessaire Pratice
Caderneta

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.