Dia do Paleontólogo

Dia do Paleontólogo

Dia do Paleontólogo.

Dia 15 de Junho é Comemorado o dia do paleontólogo em decorrência da Lei criado pelo Governo do Estado de São Paulo (Lei nº 2.818, de 30 de abril de 1981) que institui o dia 15 de junho como “Dia do Paleontólogo”.

O que faz um Paleontólogo?

Os paleontólogos dedicam-se a estudar os fósseis, que são restos ou evidências de atividade de seres vivos que viveram no passado. Com o estudo dos fósseis, os paleontólogos conseguem compreender como eram os organismos que viveram no passado em nosso planeta e também como era o planeta e as mudanças que ele sofreu ao longo do tempo.

Assim sendo, o paleontólogo, com seu trabalho, contribui para o entendimento da evoluçãoe dos processos de extinção que ocorreram no passado e ajuda a reconstituir a história geológica do planeta. Além disso, a Paleontologia apresenta grande importância econômica. Osmicrofósseispor exemplo, são uma ótima ferramenta para correlação e datação das camadas, sendo usados frequentemente pelaindústria do petróleo, que precisa saber a idade das rochas.

Ramos da Paleontologia

Muitas pessoas pensam que o paleontólogo estuda apenas os dinossauros, entretanto, nem todos dedicam-se a essa área. Apesar do estudo dos dinossauros ser fascinante, outras áreas da Paleontologia também são incrivelmente interessantes. Veja alguns dos ramos da Paleontologia:

  • Paleobotânica
  • Paleontologia de Invertebrados
  • Paleontologia de Vertebrados
  • Micropaleontologia
  • Paleoicnologia (estuda icnofósseis, os quais são resultantes da atividade dos seres vivos, como pegadas e escavações)

Diferenças entre Paleontologia e Arqueologia

Muitas pessoas acreditam que o paleontólogo e o arqueólogo possuem a mesma profissão. Entretanto, isso não é verdade. Enquanto o paleontólogo estuda todas as formas de vida extintas, os arqueólogos focam seu trabalho em evidências da presença humana no planeta, analisando, por exemplo, móveis, ferramentas, artesanatos, construções e até ossadas.

 

Parabéns a todos os Paleontólogos!

Conheça nossos brindes:

Nécessaire PVC
Capa de mala

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.