Dia da Língua Portuguesa

Dia da Língua Portuguesa

Dia da Língua Portuguesa.

O Dia da Língua Portuguesa, comemorado no dia 10 de junho, é uma homenagem a Luís de Camões, poeta português que faleceu no dia 10 de junho de 1580.

A data é um marco bastante significativo para os países que a têm como língua oficial e tem como objetivo dar maior importância aos valores culturais desses países.

Segundo a ONU, o português é falado atualmente por pelo menos 235 milhões de pessoas como primeira língua em oito países que vão das Américas à Ásia.

É a quinta língua mais falada no mundo, a língua mais falada no hemisfério sul e a terceira mais falada no mundo ocidental e das que usam o alfabeto latino.

O Português é a língua oficial de países como: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe e, ainda, Timor-Leste após sua independência. É também falada nos antigos territórios da Índia Portuguesa e em pequenas comunidades que faziam parte do Império Português na Ásia como Malaca, na Malásia e na África Oriental como Zanzibar, na Tanzânia.

A data é importante porque marca não somente a comemoração da data, mas também a importância de toda uma cultura formada e miscigenada ao longo de mais de 2000 anos. Fortalecer a influência da língua é também fortalecer a influência de seus países falantes.

No dia 05 de maio e 05 de novembro também é comemorado o Dia da Língua Portuguesa.

Porque se comemora 5 de maio? A  data   foi  instituída  pela  Comunidade  dos  Países de  Língua  Portuguesa (CPLP), em  2009, por   meio da XIV Reunião Ordinária do Conselho de Ministros realizada  em Cabo Verde naquele  ano.  De acordo com o documento,  a  língua Portuguesa é “um vínculo histórico e um patrimônio comum resultantes de uma convivência multissecular que deve ser valorizada”.  E deve mesmo!  Atualmente,  há cerca de 250 milhões  de  falantes  nativos de  língua  portuguesa.

No dia 5 de novembro A  Lei nº 11.310, de 12 de junho de 2006,  institui  o Dia Nacional da Língua Portuguesa. A  lei brasileira  é   uma  homenagem  ao escritor  e  político Ruy Barbosa, nascido em   5 de  novembro de 1849.   Ruy  era conhecido por ser  um  profundo estudioso do  idioma  nacional.

Conheça nossos brindes e personalize:

Caneta Evo Esferográfica

Nécessaire em PVC cristal com alça

Compartilhar este post