Dia Mundial dos Oceanos

Dia Mundial dos Oceanos

Dia Mundial dos Oceanos.

Hoje comemoramos o Dia Mundial dos Oceanos, juntamente com o Dia Nacional dos Oceanógrafos, às vésperas de adentrarmos a denominada Década dos Oceanos, assim declarada pelas Nações Unidas, com foco na aplicação da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável. Tal iniciativa tem como grande objetivo ampliar a cooperação internacional, visando ao incremento das atividades de pesquisa e a gestão sustentável das zonas costeiras.

Os oceanos abrigam a maior biodiversidade do mundo e recursos naturais essenciais, de relevância econômica e estratégica, além de serem imprescindíveis na regulação do clima, fundamental para manutenção da vida na Terra. Em reconhecimento a sua importância para a humanidade, em 1992, foi então instituído o Dia Mundial dos Oceanos, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (Rio-92).

Tendo há muito consciência da importância dos estudos em ciências marinhas, em particular, a oceanografia, trabalhos nesse campo vêm sendo realizados pela Marinha do Brasil desde 1954, tarefa iniciada pelo Almirante Paulo de Castro Moreira da Silva. Junto à oceanografia, a hidrografia também tem papel fundamental para o conhecimento do espaço oceânico, por meio de levantamentos e análises hidroceanográficas.

Sendo o Brasil detentor de uma extensa área marítima, a Amazônia Azul, com aproximadamente 5,7 milhões de quilômetros quadrados, concentrando 95% do petróleo, 80% do gás natural, 45% do pescado produzido no País e por onde é realizada a quase totalidade do comércio exterior (95%), sua relação com o mar, além de histórica, posto que por ele nossa independência foi consolidada, vem ganhando relevância, face ao entendimento, cada vez mais claro, da importância dos oceanos para o crescimento da economia dos países.

Nesse contexto, tem chamado a atenção o desenvolvimento do conceito da Economia do Mar, ou Economia Azul, com estimativa atual na ordem de R$1 trilhão por ano, considerando a produção de petróleo e de gás, a indústria naval e de defesa, o transporte marítimo, a extração de minérios, o turismo, a pesca, as atividades culturais e toda uma gama de serviços associados. Tudo isso englobando mais de 200 instalações portuárias, ao longo de uma faixa litorânea de 8.500 km, banhando 17 Estados Brasileiros e13 capitais, onde vivem 80% da população.

No Brasil, a Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM), criada em 1974, composta por 15 Ministérios, possui papel fundamental na condução das políticas de Estado e na implantação de Planos para o desenvolvimento do ambiente marinho, tais como o Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro (PNGC), o Plano de Levantamento da Plataforma Continental (LEPLAC) e o Plano Setorial para os Recursos do Mar (PSRM), este composto de 10 ações em andamento, todas diretamente ligadas ao uso sustentável dos oceanos: REVIMAR (Avaliação, Monitoramento e Conservação da Biodiversidade Marinha); AQUIPESCA (Aquicultura e Pesca); REMPLAC (Avaliação da Potencialidade Mineral da Plataforma Continental Jurídica Brasileira); GOOS-BRASIL (Sistema Brasileiro de Observação dos Oceanos e Estudos do Clima); ILHAS OCEÂNICAS (Pesquisas Científicas nas Ilhas Oceânicas); PROTRINDADE (Programa de Pesquisas Científicas na Ilha da Trindade); PROARQUPÉLAGO (Programa Arquipélago de São Pedro e São Paulo); BIOMAR (Biotecnologia Marinha); PPG-Mar (Formação de Recursos Humanos em Ciências do Mar); e PROAREA (Prospecção e Exploração de Recursos Minerais da Área Internacional do Atlântico Sul e Equatorial).

O Dia Mundial dos Oceanos é um momento para ressaltarmos sua relevância para a vida, como principais reguladores do clima da Terra, e cenário da maior biodiversidade do planeta. Os oceanos são fundamentais para a sobrevivência dos seres humanos, sendo responsáveis pela maior parte da absorção do dióxido de carbono produzido, reduzindo, assim, os impactos das alterações climáticas. Nessa ocasião, portanto, aproveitamos a oportunidade para renovarmos o compromisso da Marinha do Brasil junto à sociedade brasileira no sentido de, cada vez mais, em conjunto com as demais instituições do Estado Brasileiro, conhecer, organizar e utilizar a nossa Amazônia Azul, em prol do desenvolvimento nacional e do crescimento econômico sustentável.

 

Comemore o Dia Mundial dos Oceanos com um brinde!

Bolsa Charuto Promocional
Mochila Saco Estampada

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.