Dia Nacional das Relações Públicas

Dia Nacional das Relações Públicas

Dia Nacional das Relações Públicas.

Comemorado no dia 02 de dezembro, o dia Nacional das Relações Públicas celebra o profissional que vai atuar no mercado de trabalho como um elo de comunicação entre a empresa e o cliente. Apto em promover a imagem da empresa ou de um cliente contratado, o RP pode atuar na promoção de eventos, para valorização de uma marca ou empresa, ou na criação de meios de comunicação entre funcionários, fornecedores e clientes, para um diálogo mais assertivo em busca de melhorias internas.

 data escolhida para esta celebração foi em homenagem ao engenheiro alagoano Eduardo Pinheiro Lobo, nascido em 02 de dezembro de 1987, e foi responsável pela direção do primeiro Departamento de Relações Públicas no Brasil, em 1914. A data foi promulgada no Brasil pela Lei nº 7.197, em 14 de junho 1984, e estabeleceu o dia 02 de dezembro como a comemoração oficial.

Desenvolver articulação e diálogo com o cliente são um dos pontos básicos deste profissional que irá trabalhar em planos estratégicos nas áreas de comercialização, marketing e comunicação das empresas. Pode também trabalhar na criação da identidade e imagem corporativa ou assessorar a diretoria e setores da empresa. “O profissional de Relações Públicas traça estratégias e planos de ação, para assim transmitir os valores, a missão e os objetivos da organização que se está trabalhando”, disse Mariana Garcia, aluna do curso de Relações Públicas da Facha.

Para os que desejam seguir nesta área, o profissional de Relações Públicas tem diferentes campos no mercado de trabalho para atuar. Dentre eles temos:

  • Planejamento Estratégico- atuar no planejamento da comunicação, e o posicionamento e o relacionamento da marca com seus públicos.
  • Marketing/Comunicação Interna/Endomarketing – promover ações para valorizar a marca da organização, seja para o público interno ou externo.
  • Assessoria de Imprensa – tem como função intermediar a comunicação entre instituições e a imprensa e criar conteúdo para veículos de comunicação.
  • Gestão de crises – Atua em situações de crise, representando organizações, minimizando impactos negativos e aproveitando oportunidades.
  • Comunicação Institucional – Elabora a comunicação e divulga informações e as políticas da organização para clientes internos e externos.
  • Eventos – organiza eventos, como cerimônias, recepções, shows, festivais e palestras.
  • Cerimonial e Protocolo – Responsável pela organização de cerimônias e orientação de executivos e personalidades públicas sobre etiquetas e protocolos.
  • Pesquisa de Opinião – Realiza pesquisas com os públicos, com o objetivo de identificar os pontos fortes e fracos de produtos e serviços e elaborar planos de comunicação.
  • Projetos Institucionais – Planejar e organizar projetos e ações institucionais e fazer parcerias para fortalecer a imagem da empresa.
  • Redes Sociais- realizar a gestão das mídias sociais de organizações, planejar e produzir conteúdo e monitorar o retorno do público.
  • Atenção ao Cliente – Criar estratégias para atender melhor os clientes e propor melhorias em produtos e serviços.

Considerando o cenário atual em que o público tem uma participação ativa, o profissional de Relações Públicas tornou-se um diferencial no mercado para garantia de uma boa reputação de uma empresa ao público.

Comemore o Dia Nacional das Relações Públicas com um brinde:

Estojo Promocional

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