Dia Internacional do Homem

Dia Internacional do Homem

Dia Internacional do Homem.

O Dia Internacional do Homem é comemorado no dia 19 de novembro. Sim, esta data existe e no Brasil, em geral, é incorporada a alguns calendários no dia 15 de julho. De todo modo, do ponto de vista mundial, é hoje que se celebra a data. Vale lembrar logo de início que, ao contrário do dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, que surgiu como um dia de luta, o Dia Internacional do Homem surgiu por uma iniciativa do governo de Mikhail Gorbachev que buscou homenagear figuras importantes da história do seu país e logo foi se incorporando ao calendário de outros países, como Trinidad e Tobago, fundando o International Man Day .

Dentre as várias justificativas estão a necessidade de que homens passassem a ter mais atenção em relação a própria saúde e também mais consciência sobre questões ligadas a igualdade e equidade de direitos entre homens e mulheres. A primeira hipótese é amplamente difundida em várias redes em detrimento da segunda. No entanto, se é possível fazer uma ligação entre esses dois principais aspectos em que se relaciona saúde e direitos, começamos por lembrar que os homens em geral são reconhecidos pelo pouco cuidado que têm com a saúde. Uma das justificativas para isso refere-se a questões de acesso à educação e, por consequência, de condições financeiras para que pratique esse cuidado por desconhecimento. Sabemos que para além disso, há outros elementos, tanto que não podemos deixar de mencionar uma ampla relação com questões de classe e raça.

E sejamos sinceros, sabemos que a política do cuidado (ou a falta de) se estende também para outras esferas da vida, tais como o pouco cuidado também com a paternidade, a responsabilidade afetiva, com as relações de mercado de consumo, com o meio ambiente, economia, cultura e por aí vai. Ainda que possa falar sobre isso, poderíamos tratar dessas questões em outras oportunidades. Retomo o foco em relação a essa data específica para lembrar também que não é à toa que no mês de novembro, ao incluir o Dia Internacional do Homem, se chama a atenção para a campanha Novembro Azul que tem como principal mote os cuidados com a próstata e as doenças relacionadas a esse órgão.

É bem verdade que num país onde o câncer de próstata é o segundo com maior mortalidade entre os homens, é necessário que se chame a atenção para esses cuidados. Em 2020 foram 65.840 novos casos, representando o percentual aproximado de 29,2% dos tumores incidentes em pessoas do sexo masculino e mulheres trans e travestis. Sim, respondendo à sua possível questão: mulheres trans e travestis também tem próstata e são vitimadas por essa doença que faz com que necessitem de cuidados médicos e políticas de cuidado voltadas à sua saúde de maneira integral.

É por causa de uma estrutura machista que os homens não lutam por direitos reprodutivos, pelo direito que as mulheres têm de decidir sobre seus corpos, por uma reformulação da divisão do trabalho. Tudo isso por que vivemos numa sociedade que o homem, tomado como a medida do todo, sempre foi considerado acima de tudo e de todos, portanto, o corpo perfeito, o mais forte, o imbatível, para citar alguns exemplos. É a partir daí também que devemos pensar como dar um passo para que essa data se amplie e inflexione os homens a pensar de maneira diversa. Criar oportunidades em que só os homens estejam inseridos não ajudará a melhorar as condições de saúde e, sobretudo, de vida.

Comemore o Dia Internacional do Homem com um brinde:
Bolsa Charuto Promocional

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.