Dia Nacional da Pecuária

Dia Nacional da Pecuária

Dia Nacional da Pecuária.

Uma das principais atividades do Brasil está sendo celebrada neste sábado, 14 de outubro, quando comemora-se o Dia Nacional da Pecuária. Muito expressiva para o território nacional, a atividade auxilia no desenvolvimento do país e também é responsável pelos alimentos que consumimos e pela produção de diversos produtos.

O que é pecuária?

Resumidamente, a prática consiste na criação de gado, seja bovino, suíno, ovinos ou equinos. Além disso, faz-se importante destacar sua relação com as agroindústrias, já que está diretamente relacionada à produção de laticínios e carnes para frigoríficos, por exemplo. Hoje, a criação de gado bovino é a atividade pecuária mais difundida, devido a sua utilidade ao homem, sobretudo com o fornecimento do meio de transporte, alimento, força de trabalho e couro.

No Brasil, podemos encontrar variadas espécies de gado de corte, São categorizadas pela avaliação de determinadas características, como fertilidade, origem, adaptação e peso. Assim, as espécies mais comuns criadas no país são:

– Nelore

– Angus

– Brahman

– Brangus

– Tabapuã

Além do gado de corte, o gado de leite também representa parte importante da pecuária no Brasil. As principais espécies criadas são:

– Holandesa

– Girolando

– Jersey

– Zebu Leiteiras

– Pardo Suíço

Conheça 5 motivos que comprovam a importância do setor

A pecuária no Brasil hoje representa uma enorme relevância. Dentre as principais razões para tal, destacam-se 5 fatores:

#1 O Brasil tem o maior rebanho bovino do mundo

#2 As exportações de carne representam um ganho estimado de 6 bilhões de reais

#3 Somos o segundo maior país exportador de carne no mundo

#4 Possuímos um parque industrial com capacidade de abate de quase 200 mil bovinos por dia

#5 A atividade emprega cerca de 1,6 milhões de pessoas

Outros motivos como o menor custo de produção em relação aos outros países e a melhor qualidade do produto oferecidos também contribuem para a ampliação do setor. Então, confira mais sobre esse assunto no próximo tópico!

Modernização da criação de gado para pecuária

Produtores e donos de propriedades rurais começaram a investir em tecnologia e a enxergar a fazenda como uma empresa lucrativa. Assim, a pecuária bovina brasileira sofreu uma modernização, sustentada, principalmente, pelos avanços tecnológicos dos sistemas de produção.

Tal modernização refletiu na qualidade da carne bovina, uma vez que, atualmente, já não se alimenta o gado somente com capim. Certamente, as pastagens, por melhores que sejam, não são suficientes. Por isso, a suplementação tem feito parte da nutrição do rebanho, oferecendo uma variedade de minerais e proteínas.

Melhoramento genético na pecuária

Um dos principais fatores do crescimento da pecuária nacional está diretamente ligado ao melhoramento genético. Inegavelmente, as técnicas de reprodução bovina ajudaram nesse crescimento. Portanto, com elas, é possível a introdução dos animais superiores no rebanho. Assim, com os avanços na área, as diferentes técnicas utilizadas fazem a diferença na pecuária brasileira.

Comemore o Dia da Pecuária com um brinde:

Sacola de Algodão

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.