Dia internacional em Memória das Vítimas da Escravatura

Dia internacional em Memória das Vítimas da Escravatura

Dia internacional em Memória as Vítimas da Escravatura.

O comércio de escravos durou 400 anos e fez mais de 15 milhões de vítimas.  Os africanos e as pessoas de ascendência africana foram vítimas desses atos brutais e continuam sofrendo suas consequências.

No Dia Internacional em Memória das Vítimas da Escravatura e do Comércio Transatlântico de Escravos, lembramos ao mundo para que nunca esqueçam desse crime contra a humanidade.

No Brasil a Escravidão surgiu quando os portugueses começaram a implantar de maneira efetiva a colonização da América Portuguesa foram 3 séculos, de 1550 até 1888, 300 anos de muita injustiça. Mas os escravos não aguentaram calados aquela situação desumana. Muitos deles fugiram para esconderijos no meio do mato, chamados de quilombos. Eles eram torturados por seus senhores e comiam o que sobrava.

Esse processo ocorreu, primeiramente, com os indígenas nativos e, entre os séculos XVI e XVII, foi substituída, de maneira gradativa, pela escravização dos africanos que foram trazidos ao Brasil por meio do tráfico negreiro – uma migração forçada de africanos para as colônias portuguesas da América.

O Brasil foi o último país ocidental a abolir o trabalho escravo. A abolição veio por meio da Lei Áurea, assinada pela princesa Isabel em 13 de maio de 1888. A pressão popular e as constantes revoltas dos escravos obrigaram o Império a abolir o trabalho escravo. No entanto, os escravos que foram libertados acabaram sofrendo com o preconceito e com a falta de oportunidades.

No ano de 2020 o racismo virou um dos principais assuntos, as pessoas passaram a falar sobre o racismo estrutural em lives, noticiários, editoriais e programa de mídia. Com a população do Brasil de 56% negros, sendo que 75% vivem a baixo da linha da pobreza, menos de 30% na loderança de empresas nacionais, torna-se difícil dissimular o fato de que aqui, classe importa, mas raça é combustível potente para a produção de assimetrias.

A escravidão trouxe sofrimento para as pessoas do passado até chegar as pessoas do futuro que sofrem muito ainda com preconceito, um assunto deve ser abordado sempre.

Mostre que você é contra e personalize um brinde sobre seu posicionamento!

Caneca 
Caderno
Estojo

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.