Dia Internacional da Menina

Dia Internacional da Menina

Dia Internacional da Menina é celebrado em 11 de outubro. É uma data comemorativa declarada pela Organização das Nações Unidas.

O primeiro Dia Internacional da Menina foi celebrado em 11 de outubro de 2012. A celebração marca os progressos realizados na promoção dos direitos das meninas e mulheres adolescentes e reconhece a necessidade de se ampliar as estratégias para eliminar as desigualdades de gênero em todo o mundo.Essas desigualdades incluem o acesso e o direito à educação, à nutrição, aos direitos legais e a cuidados médicos, e a proteção contra discriminação, violência e casamento infantil forçado.

A iniciativa do Dia Internacional da Menina começou com um projeto da Plan International, uma organização não-governamental, que opera em todo o mundo. A ideia de se criar um dia internacional para conscientizar sobre os direitos das meninas cresceu com a campanha global Por Ser Menina (em inglês: Because I Am a Girl), da Plan International, que visa conscientizar a população mundial sobre o empoderamento das meninas de todo o mundo e, particularmente, em países em desenvolvimento, através da educação.

A Plan International do Canadá se aproximou do governo federal canadense para conseguir apoio de conscientização sobre a campanha a nível internacional. O Dia Internacional da Menina foi formalmente proposto como uma resolução pelo Canadá na Assembleia Geral das Nações Unidas. Rona Ambrose, ministra do Estatuto da Mulher do Canadá, patrocinou a resolução; uma delegação de mulheres e meninas fizeram apresentações em apoio à iniciativa na 55° Comissão das Nações Unidas sobre o Estatuto da Mulher. Em 19 de dezembro de 2011, a Assembleia Geral das Nações Unidas votou para aprovar a resolução que adotou 11 de outubro de 2012 como o inaugural Dia Internacional da Menina.

A resolução afirma que o Dia Internacional da Menina reconhece a capacitação e investimento nas meninas, que são fundamentais para o crescimento econômico, a realização de todos os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, incluindo a erradicação da pobreza e de extrema pobreza, bem como a participação significativa de meninas nas decisões que as afetam, são a chave para quebrar o ciclo de discriminação e violência e na promoção e proteção do pleno e efetivo gozo dos seus direitos humanos, e reconhece também que capacitar meninas requer a sua participação ativa nos processos de tomada de decisão e do apoio ativo e engajamento de seus pais, tutores legais, familiares e prestadores de cuidados, bem como de meninos e homens, e da comunidade em geral.

A cada ano, o Dia Internacional da Menina tem um tema; o primeiro foi “Acabar com o Casamento Infantil”; o segundo, em 2013, foi “Inovando a Educação das Meninas”; o quarto, em 2014, foi “Empoderando Meninas Adolescentes: Quebrando o Ciclo da Violência”; em 2015, o tema é “O Poder das Meninas Adolescentes: Visões para 2030”.

Comemore o Dia Internacional da Menina com um brinde:

Avental para Colorir

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.