Dia Mundial do Escoteiro

Dia Mundial do Escoteiro

Dia Mundial do Escoteiro.

O dia Mundial do Escoteiro é comemorado anualmente no dia 23 de abril, em homenagem ao Padroeiro dos Escoteiros, São Jorge que é conhecido como santo guerreiro, uma vez que ele foi soldado da cavalaria, e logo cedo ficou conhecido por sua bravura. O movimento foi fundado pelo britânico Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, que escolheu São Jorge para ser o padroeiro dos escoteiros, por o considerar um modelo a ser seguido, pois São Jorge “fez o melhor que pode e, conseguiu superar uma dificuldade que ninguém ousara enfrentar”. O objetivo principal do escotismo, é de tornar meninos cidadãos exemplares. Os escoteiros tem diversos lemas, como “estar sempre alerta para ajudar o próximo e praticar diariamente uma boa ação”. Os escoteiros prezam a natureza e as atividades ao ar livre como exercícios, excursões e acampamentos, e têm como finalidade serem sadios para desenvolver noções de dever com a Pátria e para com o próximo. O Dia Mundial do Escoteiro também é conhecido simplesmente como Dia do Escoteiro, ou Dia do Escotismo.
E o que é um escoteiro ou?
O escotismo é um movimento de caráter educacional, voluntário e sem fins lucrativos, no qual os jovens têm a oportunidade de se desenvolverem socialmente de uma forma baseada em valores, respeito, amizade, fraternidade e no amor pela natureza.

O movimento foi idealizado pelo lorde inglês Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907. Tudo começou quando Baden-Powell organizou um acampamento com vinte rapazes, no qual ensinou conceitos de primeiros socorros, observação, segurança e orientação aos jovens. Em virtude do bom resultado do acampamento, Baden-Powell resolveu escrever um livro: Escotismo para Rapazes, publicado em 1908. As idéias do inglês foram muito bem recebidas. Rapidamente o movimento se espalhou por vários países do mundo.

No escotismo, os jovens têm a oportunidade de se socializarem de forma disciplinada, pautada em valores e no meio da natureza. Desta forma, o escoteiro se desenvolve fisicamente, por meio de jogos ao ar livre, exercícios, etc; moralmente, visto que um dos objetivos do escotismo é desenvolver um caráter sadio nos escoteiros; e intelectual, já que são passados conhecimentos específicos de cada etapa das atividades.

O lema do escotismo é “Be Prepared” (esteja preparado), contudo no Brasil o mesmo foi adaptado para “Sempre Alerta”. Isso significa que o escoteiro deve estar preparado mentalmente, sempre se lembrando de seus valores, e fisicamente, tornando-se ativo, forte e capaz de realizar o que for necessário. Os escoteiros são divididos em grupos etários. No Brasil, geralmente ocorre a seguinte divisão: Lobinho (7 a 10 anos), Escoteiro (11 a 14 anos), Sênior (15 a 17 anos) e Pioneiro (18 a 21 anos).

Conheça nossos brindes:

Squeeze 500 ml
Caderno Capa Dura

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.