Dia do Profissional da Informática

Dia do Profissional da Informática

Dia do Profissional da Informática.

O Dia do Profissional de Informática é uma data comemorativa não-oficial. No estado do Rio de Janeiro, a terceira segunda-feira de outubro — dia 19 de outubro, no caso de 2020 — é considerada feriado para os profissionais da área em convenções coletivas de trabalho desde pelo menos o ano 2000. No exterior, há celebrações relacionadas que ocorrem em outras datas, como na Rússia, em que o Dia do Programador é oficialmente comemorado no 256º dia do ano, em setembro.

O que faz um profissional em informática?

Começando pela primeira pergunta: afinal, o que faz no dia a dia um técnico de informática? Como é uma profissão em que o trabalho envolve computadores e internet, há uma grande procura de diversos setores (público ou privado) por esses profissionais, para atuarem na parte tecnológica. Isso deixa o mercado aquecido e com vagas para diferentes áreas.

Veja algumas das principais funções do técnico em informática:

  • Configurações e programações de sistemas informáticos;
  • Montagem e instalação de computadores;
  • Assistência na correção de defeitos ou falhas nas redes ou equipamentos;
  • Desenvolvimento e instalação de softwares;
  • Desenvolvimento de sistemas para computadores;
  • Desenvolvimento de websites na internet.

Dessa maneira, o técnico em informática pode trabalhar em empresas que usam a tecnologia ou fornecem algum tipo de serviço de informática, pode trabalhar na rede pública com instalações e serviços de internet e equipamentos.

Além disso, há possibilidade de atuarem como autônomos, oferecendo o serviço para clientes que podem ser pessoas físicas ou jurídicas (empresas) que precisam de alguma de suas funções, como suporte técnico em equipamentos, instalação de redes e desenvolvimento de softwares e páginas na internet.

Comemore o Dia do Profissional de Informática com um brinde:

Mochila com Fundo Térmico

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.