Dia Mundial da Fotografia

Dia Mundial da Fotografia

Dia Mundial da Fotografia.

O Dia Mundial da Fotografia acontece anualmente no dia 19/08. Foi nessa data, em 1839, que o cientista François Arago, em uma reunião do Instituto da França, anunciou que o governo da França adquiriu o invento do Daguerreótipo.

Dessa forma, foi oficializada a invenção da Daguerreotipia, que em breve se tornaria famosa ao redor do globo, de modo que o mundo pudesse fazer uso da tecnologia inventada.

À época, a invenção foi considerada uma revolução gritante. Em outras palavras, era a invenção da fotografia!

O Daguerreótipo é um dispositivo que foi desenvolvido nos anos 30 do século 18, pelo francês Louis Daguerre em parceria com Nicéphore Niépce. No entanto, Niépce morreu no começo de 1833, então o nome da tecnologia foi creditado à Daguerre.

A Daguerreotipia consiste em fixar uma imagem em uma placa de cobre revestida com prata, expondo a placa a cristais de iodo.

O processo rapidamente foi usado no mundo inteiro por alguns anos, até ser substituído pela Colotipia, até chegar nas câmeras mais modernas que temos hoje.

Porém, muitas fotos foram tiradas, de políticos famosos, edificações, datas comemorativas e pessoas foram eternizadas usando essa técnica.

Fotografia no Brasil

A chegada da fotografia no Brasil aconteceu pelas mãos de Hercule Florence. Esse pintor e naturalista francês se mudou para terras tupiniquins em 1824 e, assim, depois de realizar uma série de testes e experimentos conseguiu, em 1833, registrar uma cena.

Para tanto, utilizou uma câmera escura e inseriu no equipamento uma chapa de vidro. Para imprimir o retrato, fez uso de um papel sensibilizado.

Nesse contexto, é fundamental ressaltarmos uma importante descoberta sobre a história da fotografia no Brasil registrada em matéria do G1.

De acordo com a reportagem, em 1832, a primeira ideia para surgir a fotografia brasileira foi registrada em um documento pelo próprio francês, que revelou o seu método para clicar uma cena, que consistia em fixar as imagens na câmera escura e assim utilizar a ação da luz.

Esse fato é muito relevante pois os livros e a própria Internet informam que o nascimento da fotografia aconteceu apenas após o surgimento do daguerreótipo. E não foi no Brasil, mas sim na França, sendo fruto da invenção de Louis Daguerre em 1837, ou seja, cinco anos depois da descoberta de Hercule Florence.

Dois anos depois, em 1839, a descoberta de Louis Daguerre foi divulgada publicamente na Academia Francesa de Ciências, mesmo ano em que o aparelho chegou ao Brasil.

Essa forma de reprodução fotográfica surgiu no Rio de Janeiro e, para formar a imagem, contou com um processo um pouco diferente do de Hercule Florence.

Nesse método, a imagem era formada sobre uma camada de prata polida e, em seguida, acontecia a inserção em uma placa de cobre e, por fim, a sensibilização da imagem em vapor de iodo.

Nesse período, foi feita a primeira fotografia do Brasil, oficialmente falando, que foi clicada pelo Louis Daguerre e que você pode observar logo abaixo.

Quem foram os primeiros fotógrafos Brasileiros?

Os primeiros fotógrafos brasileiros foram Hercule Florence e Dom Pedro II. O primeiro, apesar de não ser brasileiro, recebeu o título por residir há muito tempo no Brasil e por exercer um papel fundamental na história da fotografia no Brasil. No entanto, o pioneiro nascido em território nacional foi Dom Pedro II.

Dom Pedro II foi um grande apaixonado por essa arte. Além de gostar de fotografar, ele foi o primeiro brasileiro a ter um daguerreótipo. O seu interesse era tão grande pelo tema que ele incentivava que outras pessoas começassem a fotografar e as patrocinava.

Sendo assim, além de ser um dos primeiros fotógrafos brasileiros, Dom Pedro II teve uma importância essencial para desenvolver a fotografia nacional.

Outros nomes importantes são considerados os primeiros fotógrafos do Brasil. São eles: Marc Ferrez, José Christiano Júnior, Augusto Malta e Victor Frond.

Aqui, devemos destacar que além de retratos de família, os fotógrafos também registravam cenas como forma de documento. Esse foi o caso de José Christiano Júnior, que produziu uma série de imagens mostrando a vida e as condições dos escravos, como você pode notar no retrato raro.

Parabéns a todos os fotógrafos!

Conheça o Dia Mundial da Fotografia com nossos brindes:
Garrafa Acrílica

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.