Dia Nacional das Artes

Dia Nacional das Artes

Dia Nacional das Artes.

Arte é a criação humana com valores estéticos, ou seja, beleza, equilibrio, harmonia, que expressam emoções, a história, os sentimentos e a cultura dos povos. Apresenta-se sobre variadas formas: plástica, música, cinema, teatro, dança, arquitetura etc.A arte pode ser visualizada e/ou ouvida (artes audiovisuais) . Atualmente, algns tipos de artes permitem que o apreciador participe da obra, interagindo com o artista.

O ser humano cria a arte co o intuito de expressar o que pensa, divulgar suas crenças (ou a dos outros), estimular e distrair a si mesmo ou aos outros, além de expressar novas formas de olhar e interpretar objetos e cenas.

O que vemos, quando admiramos uma obra de arte, depende da nossa experiência, dos nossos conhecimentos, da nossa disposição em determinado momento, da nossa imaginação e aquilo que o artista pretendeu mostrar.

A humanidade sempre usou as pesquisas e escavações para acompanhar sua evolução histórica. Sabemos que, desde os mais remotos primórdios, o ser humano sempre desejou deixar para as gerações futuras o registro de onde e como viviam. Por isso, fazia desenhos e pinturas nas rochas.

Os seres humanos evoluiram, mas a curiosidade sobre seus ancentrais segue até hoje. Notamos que é com o estudo das artes de culturas antigas que os processos evolutivos e de comunicação são comprovados, causando, por vezes, muitas polêmicas.

No início do século XX, povos nativos começaram a ser reconhecidos como culturas diferentes das civilizações sociais, e passaram a ter relevância suas contribuições sociais e ambientais. A literatura se enriqueceu com as lendas e as tradições indígenas, que revelam como funcionam o pensamento dos autóctones . A pintura corporal é uma arte feminina, pois só a mulher pinta o corpo dos filhos e do marido. As cores e os desenhos “falam”, dão recados, pressagiam êxito. A arte plumaria serve para enfeitar mantos, máscaras, cocares e passa aos seus portadores elegância e majestade. É uma arte especial, com finalidade puramente estética.

Feliz dia Nacional das Artes!

Conheça nossos brindes e faça um orçamento:

Garrafa Acrilico

 

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.