Dia Nacional do Progresso

Dia Nacional do Progresso

O Dia Nacional do Progresso é uma homenagem a todos os direitos conquistados ao longo dos anos pelos brasileiros como cidadãos. Neste 27 de junho os brasileiros são convidados a refletir sobre o significado do lema da bandeira nacional: “Ordem e Progresso”, que simboliza a república nacional desde 1889.

A expressão é o lema político do Positivismo, abreviada do lema de autoria do positivista francês Augusto Comte: “O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim”. Neste sentido, a palavra “Progresso” está relacionada com a ideia de melhorias e avanços, seja em questões sociais básicas para todos (respeito aos seres humanos, salários dignos, entre outros direitos), como para o melhoramento econômico e tecnológico do país.

A data, além de celebrar as conquistas obtidas pelos  cidadãos, também reafirma a importância de continuarmos na luta pelo respeito à democracia e refletirmos qual tipo de progresso o Brasil precisa.

Todos nós temos o dever de colaborar para o desenvolvimento e constante progresso do país, e defendermos o respeito das liberdades civis, ou seja, o respeito pelos direitos humanos e pelas garantias fundamentais.

A bandeira carrega em seu desenho uma serie de valores preciosos: o retângulo verde representa as matas e florestas brasileiras; o losango amarelo representa o ouro; a esfera azul representa o céu. Toda a riqueza que a terra possui tem como ponto central o céu, que delimita a frase “Ordem e Progresso”, nos ensinando a seguir em frente mesmo diante deste cenário de incertezas por conta da crise humanitária de saúde pública.

A libertação do nosso isolamento interior será maior que as feridas que carregamos.
Comemore o Dia Nacional do Progresso com um brinde:

Ecobag Promocional Grande

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.