Dia do Baterista

Dia do Baterista

Dia do Baterista.

No dia 20 de setembro é celebrado o Dia do Baterista. Músicos de muito talento,  coordenação motora e alto nível de concentração invejáveis. A bateria é um instrumento versátil e utilizado em diversos estilos musicais. O baterista é o responsável por trazer ritmo, sensibilidade e melodia para uma música.

A coordenação motora de um baterista é surpreendente, uma vez que ele pode executar múltiplas ações utilizando cada membro e fazer com que tudo soe de forma perfeitamente sincronizada. Geralmente, o baterista fica posicionado no fundo do palco, o que pode ser vantajoso e também um lugar de privilégio para apreciar um show de todos os ângulos.

Como é o dia a dia do Baterista

A rotina de um músico profissional é bastante similar a de um atleta: ele deve treinar com frequência. É importante destacar que o dia do baterista pode variar de diferentes formas, a depender de como ele segue sua área.

Um baterista profissional, que toca em uma banda, precisa praticar por diversas horas as músicas de sua banda e de outros artistas. Além disso, o músico precisa zelar pela sua bateria, afinal ela é o seu principal instrumento de trabalho. Esse cuidado está associado à compra de produtos de qualidade e manutenção periódica.

Por ser um músico que utiliza todos os membros do corpo para extrair as melhores notas musicais, bateristas, em alguns casos, prezam muito por exercícios físicos. Sozinhos ou com ajuda de um profissional de educação física, o importante é aumentar a resistência física dos braços e das pernas para tocar o instrumento sem se cansar com facilidade.

Bateristas como professores de música

Um outro lado do dia a dia do baterista é aquele que trabalha com aulas para quem está iniciando ou já possui conhecimento intermediário e avançado. Basicamente, sua rotina é preparar as aulas, as partituras, a didática de seu conteúdo.

Durante a pandemia, diversos estúdios tiveram que permanecer fechados, por esse motivo foi adotado o uso das videoconferências para continuar com as aulas de bateria para iniciantes, intermediários e avançados.

Alguns profissionais encontraram enxergaram uma oportunidade no meio digital para comercializar seus cursos. Logo, diversos bateristas usam um período de seu dia para gravar o conteúdo e comercializar em sites de vendas de cursos, como na Hotmart.

Como ser um baterista

Ser um baterista de uma banda já foi o sonho de muitos adolescentes – em especial nos anos 80, 90 e 2000. Contudo, ainda há pessoas que desejam começar a tocar o instrumento.

A porta de entrada é buscar escolas de música que proporcionam aulas de bateria para iniciantes. A partir daí, o futuro baterista começa a tomar aulas e aprender de forma metodológica e prática.

Atualmente, é possível ter aulas tanto em casa quanto em estúdio. Em casa o aluno pode utilizar uma bateria elétrica ou tradicional, assim como nos estúdios.

Componentes básicos de uma bateria

Ao sentar atrás de uma bateria, o aluno irá se deparar com diversos tambores e pratos. Cada um tendo uma função diferente.

  • Caixa – um tambor que produz som mais seco e agudo, de formato cilíndrico e com duas peles fixadas em aros metálicos.
  • Surdo – Fica ao lado direito da bateria e é responsável por dar o tom mais grave é ideal para pontes e transições.
  • Bumbo – O maior tambor da bateria, posicionado no centro e à frente. Possui um som grave que marca o som da música.
  • Tons – São tambores que reproduzem variações de sons graves e médios.
  • Chimbal – São dois pratos posicionados à esquerda do baterista. Podem ser tocados tanto com o pedal quanto com as baquetas.
  • Prato de ataque – Utilizados em transições musicais, além do encerramento de uma música.
  • Prato de condução – Seu som é similar ao de um sino. É usado para conduzir o “groove”, servindo de base para as batidas mais acentuadas.

Parabéns a todos os bateristas que fazem arte com músicas.

Conheça nossos brindes:

Nécessaire Jeans

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.