Dia do Programador

Dia do Programador

Dia do Programador.

Anualmente é comemomarado o Dia do Programador dia 13 de setembro. Dentro da área de tecnologia, uma das profissões que mais cresce é a de programador. Afinal, eles são fundamentais para o desenvolvimento das empresas do século XXI, onde vivemos grandes transformações digitais e acompanhar a tecnologia é primordial para empreender com sucesso.

O desenvolvedor é o responsável por organizar códigos e linguagens de programação dentro da tecnologia da informação. Isto é, uma série de automatizações que chamamos de programas ou sistemas de computador (software), facilitando as operações humanas na atualidade.

Eles são profissionais em constante aprendizado, trazendo atualizações e novas maneiras de melhorar os processos da vida pessoal e profissional.

Por serem tão importantes para a sociedade, os programadores têm um dia especial marcado no calendário. Conheça a história do Dia do Programador e um pouco mais sobre esta profissão.

256º dia do ano: Dia do Programador

Nada é uma coincidência ou subjetividade. Assim como a ciência da computação, o Dia do Programador tem significado exato e explicamos por quê:

1. Se contarmos os dias no calendário, o 256º dia do ano cai no dia 13 de setembro (ou 12 de setembro em anos bissextos);

2. 256 é o número de valores distintos que podem ser representados com um byte de oito bits, por isso, é um número muito conhecido entre os programadores;

3. Em hexadecimal, 256 é igual à ‘100’ → ‘0 x 100’;

4. 256 é o resultado da oitava potência do número dois, a maior potência de dois abaixo de 365, o número total de dias em um ano não bissexto.

Mas quais são as funções de um programador?

Como já comentamos no início do texto, o programador é um profissional que utiliza uma série de linguagens de programação para criar comandos para programas. Assim, pode desenvolver softwares, aplicativos, sites, banco de dados e muitas outras aplicações relacionadas ao digital.

Dessa forma, toda a área de programação reflete grandes mudanças nas relações de trabalho do setor tecnológico e influencia o perfil deste profissional da indústria 4.0. Conheça um pouco mais sobre o que faz este especialista em high-tech:

• Front-end (client side): abrange a parte da programação que tem contato direto com o usuário, como a página de um site.

• Back-end: trabalha nos bastidores da aplicação, ditando como o programa deve funcionar. Os desenvolvedores que atuam nas duas frentes são chamados de fullstack.

O primeiro algoritmo da história

Apesar de ser uma área muito popular, nem sempre foi assim. Inclusive, a programação é muito recente na história de profissões do mundo. Dito isto, é importante ressaltar que antes do primeiro programador, veio o primeiro algoritmo, que foi escrito Ada Lovelace, considerada a mãe da tecnologia.

A Condessa desenvolveu um código para realizar cálculos, posteriormente, esse código se tornou o que chamamos de primeiro computador do mundo, a máquina de Charles Babbage. Depois, em 1843, surge o primeiro profissional da programação.

Esses profissionais se tornaram protagonistas na evolução do universo digital, acompanhando a evolução da tecnologia. Afinal, foi graças a programação que temos a internet do jeito que conhecemos hoje: e-mail, Google, redes sociais, armazenamento em nuvem etc.

O que as empresas esperam de um desenvolvedor?

Iniciativa, independência e perseverança para aprender e resolver problemas de maneira autodidata. Essas características, além das habilidades técnicas, também são valorizadas pelas corporações na hora de escolher novos colaboradores.

Além disso, os profissionais de tecnologia não precisam ficar restritos à área. É possível aproveitar para explorar outros conhecimentos que possam contribuir com o seu trabalho, como gestão de negócios e design.

Parabéns a todos os programadores. Vocês fazem a diferença no mundo! 

Conheça nossos brindes:

Power Bank

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.