Dia da Oficialização da Letra do Hino Nacional

Dia da Oficialização da Letra do Hino Nacional

Dia da Oficialização da Letra do Hino Nacional.

O dia de oficialização da letra do Hino Nacional é comemorado no dia 6 de Setembro, conforme estabelecido na Constituição brasileira o Hino Nacional, juntamente com a Bandeira, o Selo e o Brasão de armas, representam nosso país.

Como foi escolhido o Hino Nacional atual?

O Hino Nacional com a letra conhecida e cantada por nós até os dias de hoje, foi desenvolvida seguindo os seguintes passos:

· Em 1906, na Tribuna da Câmara dos Deputados, o escritor Coelho Neto, em seu discurso proferiu que fosse elaborado um poema à altura da nação brasileira, argumento que levou o então Ministro da Justiça Dr. Augusto Tavares de Lira, a decretar aberto o concurso;

· Lançaram o desafio para a comunidade em geral, para reformular a letra que melhor de adaptasse a melodia original. Foi então que o poeta e escritor, Joaquim Osório Duque Estrada apresentou sua criação e foi escolhido com distinção, entre muitos outros;

· Em1916, algumas modificações foram introduzidas;

· Em 1922, através do Decreto nº4. 559, conferiu autorização ao Poder Executivo para adquirir as propriedades dos versos;

· Na véspera do dia 7 de Setembro dia de Comemoração do Centenário da Independência, através do Decreto nº 15.671 foi declarado à letra como oficial.

A maneira correta de executar o Hino Nacional

Devemos demonstrar respeito durante o andamento do hino, alguns critérios a serem observados são:

· Todos deverão ficar de pé;

· Devemos evitar conversas paralelas;

· Os homens civis não devem usar bonés ou chapéus;

· Os militares devem prestar continência;

· Não alterar a voz com gritos e manifestações ostensivas;

· Não aplaudir.

Além disso, quando o Hino for apresentado somente por instrumentos, devem ser tocado uma única vez, e não devemos acompanhar cantando.

Para interpretação vocal, o solista deverá cantar todo o hino nacional.

Se em alguma cerimônia, que tenha convidados de outros países, o hino do país visitante será apreciado primeiro. É uma forma de demonstrar respeito.

A prática do Hino Nacional

Desde 2009, a prática de cantar o Hino Nacional Brasileiro, é obrigatória pelo menos uma vez na semana, em todas as escolas públicas e privadas, como um ato solene, antes do início da aula.

O hino Nacional é um dos símbolos mais conhecidos, é uma reverência à Bandeira Nacional, e quando cantamos, somos tomados por emoção, que muitas vezes leva pessoas às lágrimas.

Também é executado, nas seguintes ocasiões:

· Continência ao Presidente da República;

· Ao Congresso nacional;

· Supremo Tribunal Federal;

· Continência e cortesia Internacional;

· Cerimônias patrióticas;

· Eventos esportivos

É estritamente proibido a execução, produção ou reprodução de qualquer tipo de arranjo vocal, artístico e instrumental, no hino original.

Conheça nossos brindes:

Mochila Anti Furto

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.