Dia da Identificação

Dia da Identificação

Dia da Identificação.

O Dia da Identificação em 29 de julho de cada ano, é uma comemoração do Estado brasileiro de São Paulo, que foi estabelecida pelo Decreto Nº 30.456 de 21 de setembro de 1989.

Essa data comemorativa marca a data da expedição da 1ª carteira de identidade do Estado de São Paulo, que então era denominada “Ficha Passaporte” ou “Cartão de Identidade”, ainda usando sinais antropométricos, juntamente com a dactiloscopia, e que foi emitida em 29 de julho de 1904 na cidade brasileira de São Paulo-SP.

Curiosidades:

Para conhecimento, o Sistema Antropométrico, lançado em 1882 a partir da cidade e capital francesa de Paris pelo criminologista francês, Alfonse Bertillon, foi o 1º sistema científico de identificação, pois baseava-se nos elementos antropológicos do homem.
Consistia no assinalamento [em milímetros] de várias partes do corpo humano: diâmetro da cabeça; comprimento da orelha direita; comprimento do pé esquerdo; estatura; envergadura; assinalamento descritivo do formato do nariz; lábios; orelhas; e também, de marcas particulares (tatuagens, cicatrizes, etc.).
Esses dados eram registrados em uma ficha antropométrica, que continha também a fotografia do identificado.

Atualmente é usado em documentos a biometria para cadastrar o usuário. Como formas de segurança, a biometria é utilizada para reconhecimento, identificação criminal, controle de acesso a dados e aparelhos etc. Como cada pessoa é única e possui características singulares, tanto em aspectos físicos como comportamentais, a biometria tem se mostrado uma maneira bem sucedida para auxiliar na segurança de empresas, instituições governamentais e em outras áreas.

Conheça a seguir os principais sistemas de leitura biométrica:

Impressão digital – Captação das linhas da impressão digital por meio de um leitor biométrico que impulsiona o sistema a compará-lo com seu banco de dados.

Reconhecimento facial – Realiza a leitura dos traços do rosto de um indivíduo.

Veias – Realiza a captação de informações baseados nos volumes de veias aparentes do corpo de uma pessoa.

Identificação pela íris – Fotografia da íris do olho realizada sob uma iluminação infra-vermelha.

Identificação pela retina – Informações são coletadas por meio de um foco de luz.

Geometria da mão – Envolve a identificação do tamanho, da estrutura e da posição da palma da mão de uma pessoa.

Reconhecimento de voz – Analisa a sonoridade, a gravidade e os sinais agudos de uma voz. Pode falhar, visto que existem pessoas que sofrem mudanças na estrutura oral.

Uma das mais conhecidas leituras biométricas atualmente é o reconhecimento de íris. Apesar da íris estar facilmente visível nos olhos de uma pessoa, ela é um componente interno do olho. Além disso, acredita-se que suas características se mantenham as mesmas durante toda a vida de uma pessoa. Suas características, por sinal, são muito complexas e únicas, o que aumenta consideravelmente sua confiabilidade.

Nécessaire Promocional

 

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.