Dia Internacional do Museu

Dia Internacional do Museu

Dia Internacional do Museu.

O Dia Internacional dos Museus, estabelecido em 1977 pelo ICOM (Internacional Council Of Museums) é celebrado em todo o mundo no dia 18 de maio. Esta data pretende destacar a importância dos museus como meio de intercâmbio cultural, enriquecimento de culturas e desenvolvimentos de entendimento mutuo, cooperação e paz entre os povos.

A história da criação de museus de arte no Brasil remonta à fundação da Academia de Belas Artes (AIBA) no Rio de Janeiro, em 1826, responsável pela organização de exposições, conservação de patrimônio, criação de pinacotecas e coleções. As Exposições Gerais de Belas Artes, implantadas em 1840, no interior da Aiba – como mostras anuais periódicas, abertas a todos os interessados – evidenciam o papel da Academia como local público de exposições. Já na República, é criado o Museu Nacional de Belas Artes, subordinado ao Ministério de Educação e Cultura, por meio de decreto datado de janeiro de 1937. O edifício, projetado por Adolfo Morales de Los Rios Filho (1887-1973), é construído entre 1906 e 1908 para abrigar a Escola Nacional das Belas Artes (Enba). Com a criação do MNBA separam-se os espaços de ensino (a escola) e os de conservação e exposição de obras de arte (o museu). O acervo do MNBA tem origem nas 54 obras trazidas ao Brasil por Joachin Lebrento (1760-1819), chefe da Missão Artística Francesa de 1816, sendo ampliado pela coleção pessoal de D. João VI (1767-1826) e pelo acervo da Aiba. Será apenas em meados do século XX que os mais importantes museus de arte brasileiros serão criados. O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateubriand (MASP) é fundado em 1947 por Assis Chateubriand (1892- 1968). Funciona no centro da cidade – rua Sete de abril – até 1968, quando é transferido para o atual edifício da Avenida Paulista, projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi (1915-1992). O seu acervo é um dos mais importantes da América Latina. Nesse mesmo período são inaugurados museus dedicados à arte moderna. O Museu da Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP), fundado em 1948 pelo empresário Ciccilio Matarazzo (1982-1977), é inaugurado em 1951 com a exposição “Do figurativismo ao abstracionismo”. Em 1948 é fundado no Rio de Janeiro o Museu da Arte Moderna no Rio de Janeiro (MAM/RJ), considerado de utilidade pública pelo governo federal em 1954.

Esta data pretende destacar a importância dos museus como meio de intercâmbio cultural, enriquecimento de culturas e desenvolvimentos de entendimento mutuo, cooperação e paz entre os povos.

Comemore o Dia Internacional do Museu com um brinde:
Necessaire janela
Mochila de Nylon para notebook
Squeeze térmica

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.