Dia do Disco

Dia do Disco

Dia 20 de Abril é comemorado o Dia do Disco, a data remota ao final dos anos 70.

Em 1978, foi instaurada no Rio de Janeiro, uma homenagem a Ataufo Alves que faleceu no dia 20 de abril de 1969.

O “Dia do Disco” foi criado pelo vereador carioca Edgar de Carvalho a partir da Lei 78 de 23 de dezembro de 1978 e depois revogada para ser incluída na Lei nº 5.146 de 07/01/2010 (que está em vigor) e dispõe sobre a consolidação municipal referente a eventos, datas comemorativas e feriados da Cidade do Rio de Janeiro instituindo o Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas. Contém no § 4º, número VIII – letra A, a seguinte redação:

“O Dia do Disco, quando as sociedades arrecadadoras de direitos autorais, gravadoras e lojas revendedoras poderão participar da organização do evento, promovendo sua divulgação e doando prêmios. As Escolas da Rede Municipal do Rio de Janeiro poderão realizar concursos sobre a história da música popular brasileira e de seus compositores, sem ônus para o Município.”

 

Mas, há controvérsias!

Para alguns o Dia do Disco é 12 de agosto, dia que Thomas Edison anunciou a invenção do primeiro fonógrafo em 1877 e pode ser considerada uma data mundial, porém, hoje é no Record Store Day que, de fato, o mundo celebra a mídia analógica de música. É bom perceber que o 20 de abril é uma data específica da legislação da cidade do Rio de Janeiro, mas este evento é celebrado nacionalmente, basta darmos uma olhada na internet e veremos uma enormidade de blogs, sites e redes sociais com alusões ao dia 20/04 como o Dia do Disco.

Independente de qual data você escolher como a oficial, perguntamos: Qual a importância destas datas? Uma só: celebrar o disco de vinil e sua cultura!

Para celebrar a data, a Secretaria de Cultura de Turismo de Barueri vai reunir quatro DJ’s que participarão de uma gravação com uma apresentação de no máximo 30 minutos de uma “discotecagem” – vai rolar flashback, samba-rock, melodia e balanço. No final da apresentação os DJ’s falarão sobre a importância do Dia do Disco. Dentre os participantes estão B.A Muvuca, Val Muvuca, Beto Muvuca e Moisés Muvuca. O vídeo será divulgado na próxima terça-feira (dia 20).

A equipe da Cultura está organizando também uma divulgação de vídeos contendo depoimentos sobre a importância de uma música ou álbum. Tudo será divulgado nas redes sociais “Cultura Barueri Oficial”.

Comemore o Dia do Disco com um brinde personalizado!

Necessaire básica
Caderno tipo Moleskine

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.