Dia Pan-Americano

Dia Pan-Americano

Dia Pan-Americano

No dia 14 de abril é comemorado o Dia do Pan-americanismo que celebra a ideologia de integrar países do continente americano para fortalecimento da região no cenário mundial.

Apesar de o conceito de pan-americanismo já ser discutido desde a época do descobrimento e colonização, a ideologia ganhou força na época da independência da região americana e teve duas correntes de pensamentos principais que guiaram as iniciativas: o bolivarianismo e o monroismo.

Bolivarismo na América Latina

A primeira grande exposição do conceito de pan-americanismo foi feita pelo líder revolucionário Simon Bolivar, que criou o pensamento conhecido hoje como Bolivarianismo, que pregava a união da região da América Latina contra a Espanha, uma das maiores colonizadoras da época na região.

Bolivar conseguiu com suas ideias criar a Grã-Colômbia em 1819, que acabou se desfazendo com a sua morte em 1830, transformando-se em Estados separados pelo que hoje conhecemos como: Venezuela, Equador e Colômbia, que antes também tinha o Panamá.

Monroismo ? Estados Unidos

Mais tarde um novo conceito de pan-americanismo surgiu liderado pelos Estados Unidos, onde na época o então presidente americano James Monroe, enviou ao congresso uma carta que atacava os interesses da Europa no continente americano e exaltava os Estados Unidos como líder regional, que consolidou o que hoje é conhecido como monroismo.

A diferença entre o monroismo e o bolivarismo está na ideia dos Estados Unidos de se consolidar como o mais forte na região, não prega a ideia de união em si, mas trabalha com o anseio de que a Europa pudesse aumentar o domínio da região americana, deixando-o de lado. Já o bolivarismo buscava a união da América Latina para enfrentar a Espanha, principalmente dentro dos ideais de independência da região.

O dia do Pan-americano é comemorado no Brasil visto que estamos dentro da América do Sul, todos os Brasileiros são americanos, devemos comemorar o dia em que todos os países da America se juntam e comemoram a integração de países do continente para fortalecimento da região e do cenário mundial.

Escolha um brinde e faça um orçamento!

Cooler bolsa térmica
Caneca transparente

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.