Dia do Cacau

Dia do Cacau

Hoje é comemorado o dia do Cacau, e também do chocolate.

Segundo botânicos o cacau é originário das cabeceiras do Rio Amazonas é um fruto típico da América Tropical, onde até hoje, é encontrado em estado silvestre, desde o Peru até o México. A época do descobrimento, era cultivado pelos índios, principalmente os Astecas, e os Maias.

Os Astecas acreditavam que era um fruto divino. Segundo a lenda, o deus Quetzalcóatl presenteou os homens com a semente do cacau para lhes fornecer energia. Seu cultivo era acompanhado de solenes cerimônias religiosas.

Os índios consideravam os grãos do cacau tão valiosos que os usavam como moeda, mas sua importância superou o escambo. Há quem alegue que o cacau pode ter dado origem a um sistema monetário mais complexo, visto existir registros de que seus grãos eram aceitos como pagamento de taxas e impostos pelos reis da época. O “cacau-moeda” servia, provavelmente, para pagamentos de serviços e comércio entre povos vizinhos.

E não era só seu grão que era usado como moeda, há registros de historiadores que relatam a bebida feita do cacau, como o chocolate quente, também como forma de “dinheiro”, já que em alguns dos murais estudados, uma mulher oferece uma tigela de chocolate quente a um homem em troca de um tipo de massa de comida.

Oficialmente, o cultivo do cacau começou no Brasil em 1679, quando foi autorizado aos colonizadores cultivá-los em suas terras. Do Amazonas, ele foi para o Pará e de lá seguiu para Bahia e Espírito Santo. Mas foi na Bahia, em razão do tipo de solo e clima, que ele se deu melhor.

A partir da década de 1770 a coroa portuguesa passou a incentivar o plantio de novas lavouras de exportação para diminuir a dependência do comércio do açúcar, o que impulsionou o cultivo.

Nas primeiras décadas do século XX, o cacau era o mais importante produto de exportação da Bahia e vários fazendeiros de origem humilde, proprietários de vastas plantações de cacau e de importantes casas comerciais, tornaram-se os novos ricos da sociedade baiana.

Necessaire

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.