24/08/2020 – Dia do Artista

24/08/2020 – Dia do Artista

Prólogo da História da Arte

Breve análise da história da arte

 

 

Tudo começa na pré-história com os famosos desenhos rupestres e vem se aperfeiçoando a milhões de anos, posso citar essa evolução na arte Mesopotâmica, a arte do Egito Antigo, arte Persa, Grega, Romana, Bizantina, Cristã Primitiva, arte Gótica e Artistas do Renascentismo

 

 

Arte Mesopotâmica

Com uma crença elevada, a arte mesopotâmica possuía várias criações artísticas ligadas a religião, o que era muito comum entre os povos da antiguidade.

 

 

 

O Início da Civilização

mais avançada do Mundo

Cconsiderada arte egípcia toda expressão artística feita no Egito Antigo, seja na pintura, nas esculturas, na arte decorativa, na arquitetura e outras formas. As obras da arte egípcia eram muito ligadas à religiosidade desse povo

 

 

 

A Arte de Saladin

A arte Persa posssui característica harmoniosa na combinação dos elementos estrangeiros, no luxo da decoração e na grandiosidade das estruturas, porém não podemos considerar a arquitetura persa como uma arte popular, a arquitetura persa foi, sobretudo, uma criação dos reis para a sua própria exaltação. Um exemplo de tamanha glorificação é a cidade de Persépolis, hoje Irã, construída em 520 a.C.,

 

 

Grécia Antiga

Compreende-se as manifestações das artes visuais, artes cênicas, literatura, música, teatro e arquitetura, desde o início do período geométrico, quando, emergindo da Idade das Trevas, iniciou-se a formação de uma cultura original, até o fim do período helenístico, quando a tradição grega se dissemina por uma larga área entre a Europa, África e Ásia, abrangendo o intervalo de aproximadamente 900 até 146 a.C., data em que a Grécia caiu sob o domínio romano.  entretanto, esses limites cronológicos não são um consenso entre os historiadores.

 

Arte Romana

Queda e Ascenção de um Império

Sestacou no período que foi do século VIII a.C. ao século IV d.C. A arte da Roma Antiga foi fortemente influenciada pela cultura e pelas crenças gregas. Um exemplo disso é a própria mitologia romana, muito parecida com a mitologia grega.

 

 

 

 

início de uma Nova Era: A Arte Bizantina

A arte Bizantina teve seu centro de difusão a partir da cidade de Constantinopla, capital do Império Romano do Oriente, e desenvolveu-se a princípio incorporando características provenientes de regiões orientais, como a Ásia Menor e a Síria. enfim, a aceitação do cristianismo a partir do reinado de Constantino e sua oficilização por Teodósio procuraram fazer com que a religião tivesse um importante papel como difusor didático da fé ao mesmo tempo que serviria para demonstrar a grandeza do Imperador que mantinha seu caráter sagrado e governava em nome de Deus.

 

 

A Arte Cristã Primitiva

Após a morte de Jesus Cristo, a pregação do ideário cristão recaiu sobre os ombros dos discípulos do Primeiro Século. 

Em sua fase inicial, essa ação evangelizadora restringiu-se ao perímetro da região da Judeia, local onde o próprio Jesus teria realizado a grande maioria de suas pregações,  com o passar do tempo, a ação dos discípulos mostrou-se eficaz e determinou a divulgação dos valores cristãos para outras partes do Império Romano.

 

arte gótica

A mais complexa projeção humana de castelos e igrejas

Foi uma expressão artística da Baixa Idade Média (século XII) que perdurou até o Renascimento. Denominada de arte das catedrais, ela era realizada nas cidades. Foi uma reação ao estilo românico e pretendeu rivalizar com os mosteiros e basílicas que eram construídas no campo,  nesse momento, as cidades começaram a crescer por conta da economia fundamentada no comércio.

 

Renascimento Artístico

A era dos Grandes

representou uma das vertentes do período renascentista com a profusão de diversas obras.

Lembre-se que o Renascimento foi um movimento artístico, intelectual e cultural que teve início no século XV na Itália.

Foi com o declínio do sistema feudal e de diversas caraterísticas associadas ao período medieval, que surgiu a Renascença, um período de efervescência cultural, artística e científica que se espalhou pela Europa.

 

Arte Moderna (Contemporânea)

História dos artistas no dia de hoje

 

A arte Pós-Moderna (Contemporânea) surgiu precisamente após a 2ª Guerra Mundial, são expressões originais a parir de técnicas inovadores. O Avanço da globalização, cultura de massas e o desenvolvimento de novas tecnologias de mídias, buscaram romper a Arte Moderna ligada ao consumo, para dar a arte contemporânea mais ênfase na comunicação.

 

Após apreciarmos um pouco da história de milhões de anos até hoje sobre a evolução de como a criatividade e a mente do ser humano pode se adptar à novos modelos geopolíticos e nômades, hoje podemos apresentar algo inédito ainda que não deixa de ser parte de uma cultura contemporânea, auto sustentável e de extrema valia para aguçar a criatividade das mentes jovens/infantis. Clicando Aqui e confira novidades que apenas a Amora Brindes oferece para você!

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.